top of page
Livros usados

Livros Autorais e Coletivos

Nesta página você poderá ter acesso às obras autorais e coletivas publicadas pelo LAPREM ou por seus membros individualmente. Ao clicar, na obra, você ser[a direcionado ao seu acesso na página da editora, ou a um site para compra do mesmo.

Pimenta-Cultural_Religioes-modernidades.jpg.webp

Religiões e Modernidades: cristianismos, secularização e novas espiritualidades

Obra coletiva organizada pelos Profs. Dr. Robson Gomes Filho, Dr. João Paulo Silveira e Dra. Ordália Araújo.

Para acessá-la gratuitamente, clique aqui.

História e Religião na Antiguidade

Obra coletiva organizada pelos profs. Dr. Edson Arantes Júnior e Haroldo Reimer.

Para acessá-la gratuitamente, clique aqui.

Pimenta-Cultural_Historia-religiao.jpg.webp
Pimenta_Cultural-africa_religioes.jpg.webp

África e Religiões Afro-Brasileiras: dinâmicas e perspectivas (séculos XVIII-XXI)

Obra coletiva organizada pelos Profs. Dr. Daniel Precioso, Dr. Léo Carrer Nogueira e Dr. André Luiz Caes.

Para acessá-la gratuitamente, clique aqui.

O personagem central deste livro do Prof. Dr. Daniel Precioso é Pedro João, um marinheiro escravo nascido no Brasil e que vivenciou as tensões religiosas entre portugueses e ingleses durante o século XVII. “Pescado” por diferentes confissões cristãs em suas travessias atlânticas, ele desenvolveu uma mentalidade heterodoxa, a meio caminho entre as ortodoxias exigidas por uma cristandade europeia dividida pelas reformas religiosas.

Para acessá-la, clique aqui.

Pimenta_Cultural_travessias-escravo-site.png
catarina - daniel.jpeg

Catarina Juliana: uma Sacerdotisa Africana e sua Sociedade de Culto no Interior de Angola (Século XVIII)

Prof. Dr. Daniel Precioso

Catarina Juliana, uma sacerdotisa africana e sua sociedade de culto no interior de Angola – Sec. XVIII, se apresenta como um estudo etno-histórico sobre a sociedade ritualística formada na década de 1740 no interior da Angola (então sobre domínio português), liderada pela ex-escrava e sacerdotisa africana Catarina Juliana. O objetivo principal da obra é descrever e analisar através de estudo comparado as práticas ocultistas de Catarina e sua sociedade durante esse período.

Para acessá-la, clique aqui.

LUCIANO E OS MITOS: Sociedade, política e memória no Império Greco-Romano

Prof. Dr. Edson Arantes Júnior

Acreditavam os gregos em seus mitos? –, qualquer pessoa com a mínima cultura histórica terá respondido de antemão: Claro que acreditavam! ” É que lidar com os mitos não põe em questão o verdadeiro e o falso, o interesse estando em perceber como se constituem os regimes de verdade que fundamentam seus usos, do mesmo modo que os da ciência, da religião, da política e das práticas culturais. É a esse tipo de questão que se dedica este instigante estudo de Edson Arantes Júnior, que não esmorece diante de um enorme desafio: investigar qual tratamento dispensa aos mitos o mais incréu dos escritores gregos, Luciano de Samósata. Já no décimo século bizantino, o patriarca da Igreja do Oriente, Fócio, declarava que Luciano parece não crer em nada, a não ser que se diga que sua crença está no nada crer. De fato, do segundo século de nossa era até hoje, esse sírio, tornado o mais importante autor grego sob o poder de Roma, tem impactado os leitores pela forma como esgrima a ironia, dicção própria dos céticos e desabusados. Engana-se, todavia, quem pensa que Luciano deprecia e renega os mitos. A premissa em que este livro se baseia é justamente a de que ele, sabedor de que “elementos míticos sustentam a ordem simbólica do poder imperial”, usa o legado da tradição a fim de subverter a ordem estabelecida. 

Para acessá-la, clique aqui.

Luciano Edson.jpeg
81UQBPYP-7S._SL1500_.jpg

Carisma, legitimidade e dominação religiosa: Santa Dica e a Congregação Redentorista em Goiás (1923-1925)

Prof. Dr. Robson Gomes Filho

A presente obra analisa o movimento messiânico de Santa Dica, especialmente em suas relações de conflito com a Igreja Católica em Goiás, tomando por base a reflexão histórico-sociológica de elementos como o carisma, a legitimidade e a dominação religiosa. As páginas aqui contidas versam-se tanto em uma análise minuciosa das estruturas religiosas do movimento de Santa Dica e sua relação com seus opositores, quanto na maneira como as disputas locais por poder religioso podem ser encaradas histórica e sociologicamente a partir do prisma weberiano. Neste sentido, o leitor encontrará nesta obra tanto interpretações originais das fontes ainda pouco exploradas sobre o movimento de Santa Dica, como recursos para se pensar a História e Sociologia da Religião a partir de elementos teóricos estruturais como o carisma, a legitimidade e a dominação religiosa.

Para acessá-la, clique aqui.

Pelágio.webp

Padre Pelágio Sauter – Uma biografia histórica (1878-1961)

Prof. Dr. Robson Gomes Filho
Prof. Dr. Eduardo Quadros

Este livro traz a biografia do Venerável Padre Pelágio Sauter, missionário redentorista que está em
processo de beatificação. O texto é resultado de uma pesquisa histórica feita nas cartas e nos
testemunhos de pessoas que o conheceram, bem como consulta a outros documentos que ajudam
a conhecer a história de amor e dedicação desse missionário nos estados de São Paulo e Goiás,
especialmente aos romeiros do Divino Pai Eterno.

Para acessá-la, clique aqui.

Kulturkampf: a Igreja Católica e a construção da modernidade e nação alemã no século XIX

Prof. Dr. Robson Gomes Filho

Após a vitória alemã contra a França na chamada “Guerra Franco-Prussiana” em 1871, o Estado alemão voltou-se contra um último inimigo interno a ser vencido no caminho da unificação política: o catolicismo. A construção e desfecho desta “guerra pela cultura” (Kulturkampf) é o objeto de análise da presente obra.

Para acessá-la, clique aqui.

robson.jpeg
madia Caes.jpeg

História, mistério, magia: reflexões de um historiador das religiões e de um sacerdote sobre a experiência religiosa e espiritual na umbanda

Prof. Dr. André Luiz Caes

Este livro procura mergulhar na compreensão da experiência religiosa e espiritual da Umbanda a partir de duas perspectivas que se complementam: a do historiador e a do sacerdote. O historiador procura explicar a religião e seus principais aspectos – formação histórica, mediunidade e práticas mágicas – a partir das pesquisas de estudiosos das diversas ciências: História, Sociologia, Antropologia, Psicologia, Psiquiatria, Teologia etc., e também a partir de sua própria experiência nos terreiros. O sacerdote fala da sua vivência cotidiana da religião, da forma como entende seu sacerdócio e as atividades dos médiuns e das entidades que dão atendimento nos terreiros; fala também dos fundamentos de suas crenças e de seus rituais, mostrando sua visão da própria religião. O livro traz à reflexão a formação da religião dentro do contexto histórico e cultural do Brasil; aprofunda a compreensão da mediunidade como fundamento de uma experiência espiritual profunda e marcada pela interação entre os vivos e os mortos num diálogo constante sobre a evolução espiritual do ser humano; por fim, procura compreender a função da magia não apenas na Umbanda, mas também na história humana, à medida que a crença na existência de forças sobrenaturais é uma constante entre os seres humanos desde os primórdios até os dias atuais.

Para acessá-la, clique aqui.

DA ÁFRICA PARA O BRASIL, DE ORIXÁ A EGUM: as ressiginificações de Exu na literatura umbandista

Prof. Dr. Léo Carrer Nogueira

Fruto da tese de doutorado de Léo Carrer Nogueira, esta obra analisa as muitas faces, representações e ressignificações que a entidade Exu ganhou na umbanda por meio de uma ampla revisão da literatura umbandista a seu respeito.

Para acessá-la, clique aqui.

Captura de Tela 2025-01-05 às 21.10.36.png
bottom of page